Israel / Tel-Aviv

SHALOM!

Com o país sempre em evidência acreditava que Israel era perigoso e cheio de conflitos como outros do Oriente Médio, por isso visitar Israel não estava nos meus planos. Porém, no ano passado surgiu o convite de casamento de um amigo do meu marido e viajamos para lá. A surpresa foi encantadora. Adorei o país e vou contar um pouquinho como foi a viagem e dar algumas dicas para quem pretende ir.

Israel é um país conhecido mundialmente pelo turismo religioso. Pra mim foi uma grande emoção andar por onde Jesus andou em Jerusalém! O que mais me encantou foi perceber que Israel é um  país repleto de belezas naturais, localizado entre o mar Mediterrâneo e o Mar Morto.  Muito lindo!

Impossivel explicar toda a historia de Israel nesse post, principalmente a de Jerusalém, mas o básico é que judeus e muçulmanos brigam ha séculos por poder, reconhecimento e espaço em uma terra que ambos julgam ser sagrada. Não sou louca de dizer quem esta errado ou certo. O que eu sei é que não existem mocinhos. No meio de tudo isso, um incrivel ambiente de segurança reina absoluto nas cidades. Não tivemos medo em momento algum, não corremos riscos. Vi judeus andando rápido e de cabeça baixa no bairro muçulmano e mulheres cobertas no bairro judeu, tudo junto e misturado, mas cada macaco no seu galho.

No país todos os jovens são obrigados a servir o exército! Homens por três anos e mulheres por dois anos. Fiquei impressionada em ver meninas  de 17 a 20 anos carregando armas M16. Entre tantas guerras, odio e destruição, pobreza e dificuldades, disputas e intolerância, eles ainda conseguem sentir orgulho do lugar aonde moram. Jerusalem é um lugar sagrado para todos: judeus, muçulmanos, cristãos – não importa. A lingua oficial de Israel é o hebraico, mas quase todos falam inglês.

Os israelenses são pessoas muito simples, de costumes simples, e são bem simpáticos.O que me chamou muito a atenção é o carinho que eles têm por nós brasileiros. Quando me perguntavam de que país eu vinha, eu dizia Brasil , logo abriam um grande sorriso.

O que comprar em Israel? 

Diamantes! Fica la um dos mais importantes centros mundiais de lapidação e comércio de diamantes. Existem muitas, muitas joalherias por todos os cantos. A brasileirissima H.Stern tem diversas lojas espalhadas.

Se no roteiro da sua viagem tiver algum destino da Europa, não compre roupas de marca nem produtos eletrônicos, é mais caro! Os produtos de beleza que valem a pena são os produtos da Moroccanoil. Shampoo, condicionador, mascara e oleo leave in feitos com oleo de Argan marroquino e os cremes do Mar Morto. Você encontra muitas opções no Tel Aviv Ben Gurion Duty Free Shops.

TEL-AVIV

É a cidade mais moderna de Israel (um oasis de modernidade em meio a tanta tradição). Tem ótimos restaurantes, praias lindas e uma vida noturna contagiante!

Tel-Aviv

 

Ficamos em dois hotéis diferentes:

 Renaissance Tel Aviv Hotel  –  Ficamos neste hotel no começo da viagem e achamos muito bom para quem quer curtir uma praia, pois fica de frente para o mar ao lado da Marina. Um hotel grande no estilo americano, mas um pouco antigo.

Vista do Hotel Renaissance

vista do hotel – reparem quantas placas de captação solar.

Vista do Hotel Renaissance – Gordon Beach

The Diaghilev live art boutique hotel –  Ficamos neste hotel no final da viagem. Localizado no centro da cidade, possui o conceito de hotel boutique onde os quartos são maiores com cozinha, sala e com uma decoração mais moderna.  Adoramos, só teve o inconveniente de não oferecem café da manhã no local. Eles encaminham para um local perto e paga-se separado. O local do café foi  em Benedict Rotchild בנדיקט רוטשילד – muito bom!

The Diaghilev live art boutique hotel

Melhor spot de praia – Gordon Beach, perto do restaurante café La La Land.

Passeios – Marina; Porto; Old Jaffa (cidade antiga);  Rothschild Avenue e bairro Bauhaus         

O porto de Tel Aviv é um programa imperdível para quem visita a cidade. Com vários restaurantes modernos, é um lugar certo para encontrar boa comida e gente bonita. Os restaurantes e bares sempre têm uma música bacana para quem quer curtir uma baladinha light a noite.

Na marina também tem vários restaurantes e bares legais.

Bauhaus Tel Aviv – Fica em Rothschild Boulevard, chamada de cidade branca em Tel Aviv. É um bairro para quem aprecia arquitetura, patrimônio cultural da humanidade. A visita vale pela beleza e o charme do lugar.  

Old Jaffa (YAFO) –  vale uma especial atenção, é uma cidade com ruas em forma de labirinto, que se dispersam desde o mar Mediterrâneo para o interior. É aconselhável iniciar o percurso pela Torre do Relógio, perto da Praça da Hagana.

Relógio Old Jaffa

Jaffa

Fonte de Solimán

Praça da Hagana

Restaurantes  e bares que recomendo:

Em Israel se come muita salada e muito peixe. O atendimento em Israel sempre foi muito demorado. Prepare-se para esperar!

Mul Yam – É considerado o melhor restaurante de Israel, com 1 estrela Michelin.  Comemos e bebemos muito bem. O atendimento também foi ótimo, com direito à explicação da sommelier sobre vinhos israelenses.

Mul Yam restaurant

Manta Ray – localizado de frente para a praia, é ótimo para um almoço leve.

Manta Ray restaurant

Restaurante café La La Land –  localizado na areia da praia -legal para almoçar e para jantar. Fomos no primeiro dia que chegamos e foi muito engraçado pois tinha uma banda tocando garota de ipanema.

La la land restaurant

La la land restaurant

Barzinho legal que fomos para fazer um lanche foi no Gastro Pub יהודה הלוי 58 –  comida excelente!

No dia que fomos a Jaffa, pegamos um taxi indicado pelo hotel e pedimos para ele nos levar a um restaurante típico deles na parte muçulmana de Tel – Aviv. A comida foi espetacular com muitos condimentos / temperos diferentes. Infelizmente não consigo lembrar o nome.

Mas vejam quanta comida serviram.

Feira livre de comércio árabe. Tudo muito barato e muita bagunça e sujeira!

Feira livre árabe

Acho que é isso gente, espero que tenha ajudado nas dicas!

Comments

  1. Gostei muito da sua lucidez e prudência ao descrever sua viagem, sem contar que as fotos são lindas e as informações produtivas. Parabéns e Shalom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: