Conversa impossível entre Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada, maravilhoso!

Muitas vezes nos imaginamos como seria dois de nossos ídolos sentados á mesma mesa conversando, agora imagine se essas pessoas fossem de épocas diferentes. Para quem não conhece “Elsa Schiaparelli  nasceu em Roma, dia 10 de setembro de 1890 e faleceu em Paris, dia 13 de novembro de 1973, foi uma das maiores estilistas italianas durante a Belle Époque.

Elsa Schiaparelli contratou artistas plásticos e outros criadores famosos para criarem seus acessórios e tecidos, como por exemplo o grande pintor Salvador Dali e Jean Cocteau. Em 1933, introduziu a chamada manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que caracterizariam a moda até o chamado New Look.

Elsa Schiaparelli lançou broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, cadeados nos casacos, o tingimento de peles. Desenvolveu tecidos com estampas de jornal com os quais fazia lenços e bordava em suas roupas signos do zodíaco. Criou o tom de rosa que passou a chamar rosa choque.”

Já Miuccia Prada  “nasceu em Milão, dia 10 de maio de 1949. Ela é também PHD em Ciência Política. É a neta mais nova de Mario Prada, artesão, que fundou a marca Prada, em 1913. É formada em ciências políticas e ex-militante do Partido Comunista Italiano. Em 1985, Miuccia herdou a posse da marca de moda Prada. Atualmente está casada Patrizio Bertelli, CEO do grupo Prada, conglomerado da moda que incluí as marcas Miu Miu, Helmut Lang e Azzedine Allaia. Quando jovem, a estilista participou de movimentos estudantis e quis trazer para as coleções uma mulher inteligente, bem informada, ousada e inovadora, bem diferente do estilo feminino e sensual pregado pelo conterrâneo Gianni Versace.”

Voltando ao assunto agora que estão apresentadas o The Metropolitan Museum of Art criou o video abaixo inspirado em um processo desenvolvido por Miguel Covarrubias “Entrevistas impossível” para a Vanity Fair em 1930. Nele coloca este dois ícones num vídeo de conversas simuladas entre Schiaparelli e Prada, dirigido por Baz Luhrmann, cujo objetivo é mostrar como as mulheres exploram temas similares em seu trabalho por meio de abordagens muito diferentes. Maravilhoso.

Veja o vídeo:

Se você quer entender um pouco melhor o processo coloco o video abaixo com a explicação/narração do curador do museu Andrew Bolton.

Veja o vídeo:

Vejam as semelhanças entre os estilos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: